quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Baixa gastronomia

Aqueles que convivem comigo sabem que sou eclético em assuntos gastronômicos, não dispenso uma oportunidade de ir a restaurantes, aqueles que chamam de "alta gastronomia" são bem interessantes mas vou a eles de "vez em nunca" pois são caros. Então costumo ir a restaurantes mais "normais" e garanto que são neles que nos surpreendemos verdadeiramente com os sabores que fazem parte de nossa vida. Muitos deles poderiam ser chamados de "baixa gastronomia" não por ser sujos ou servirem comida ruim, mas por servirem aquilo que conhecemos no nosso cotidiano, com maestria. É aquele lugar que conhecemos que serve um bife sensacional, um feijão imperdível, um torresmo sequinho, e essas coisas que nos fazem sentir em casa. Sou um fã confesso da baixa gastronomia. e vou dividir com vocês aqueles lugares que julgo imperdíveis por algumas de suas iguarias. Hoje a dica é FEIJOADA. Prato-assinatura do Brasil que casa bem com Caipirinha, a bebida-simbolo de nossa terra tupiniquim. minha feijoada predileta é de um bar em São Paulo chamado Pé pra fora. Como todo templo de baixa gastronomia, tem nome de BOTECO mas serve a feijoada que um dia ainda quero fazer igual. A proporção dos ingredientes bem feita, boas carnes, feijão bem cozido e uma bistequinha suína de acompanhamento que é um presente. Quando estou em São Paulo aos sábados não perco. www.pepraforabar.com.br A minha feijoada passarei a receita nos próximos dias

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Espaguete Primavera

Toda receita tem uma história

Estou eu aqui para a primeira receita. Esta é uma receita americana para massas que eles chamam de Pasta Primavera, é feita por imigrantes italianos e pode ser feita com qualquer tipo de macarrão; eu já tentei com vários inclusive com nhoque, mas a que ficou melhor foi com espaguete, então aqui vai:

Separando Ingredientes

1 pacote de espaguete (500 gramas)
3 tomates inteiros picados
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado ou espremido
1/2 xícara (cha) de folhas inteiras de manjericão (se o manjericão for de folhas grandes rasgue as folhas em 3 pedaços)
20 gramas de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva;
Sal
Queijo ralado

Passos de Preparo

1-cozinhe o macarrão em água fervente até que fique "al dente" ( lembre-se que depois de tirá-lo da água ele continua cozinhando em seu próprio calor e pode ficar grudento caso fique cozinhando mais do que deve)
Enquanto o macarrão cozinha faça o refogado: 
2-Em uma frigideira funda sobre fogo baixo derreter a manteiga junto com o azeite; 
3-Acrescente a cebola  e o alho picados e deixe-os suar;
4-Acrescente o tomate e o manjericão, misture e cozinhe por 3 a 4 minutos;
5-Acrescente o sal e misture bem
Desligue o fogo e reserve.
5-Neste momento o macarrão deve estar pronto, aí é só escorrer e misturá-lo ao refogado.
6-Salpique com queijo ralado

Está pronto! É muito fácil e saboroso

Dicas:
-Se usar o espaguete "grano duro" é mais fácil de conseguir a textura "al dente" pois a massa não derrete tanto quanto a massa de ovos.
-Harmoniza muito bem com vinho branco Chardonnay
-Tempo total de preparo incluindo a "mise en place" 30 minutos 
        obs.: Mise en place é a tarefa de preparar todos os ingredientes e deixá-los de forma organizada para  facilitar o preparo do prato sem turbulências

Dicas Saudáveis:
-A receita original italiana faz parte da Dieta do Mediterrâneo e tem duas diferenças. Não leva manteiga e tem azeitona preta picada.  
-Pode ser feito com espaguete integral, o gosto é muito parecido com o espaguete convencional e bem mais saudável.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Foi dada a Largada

Depois de alguns anos de diversão na cozinha, fui convencido a escrever sobre comida. Se ainda faltava alguma motivação ele veio do Meu Amor, minha esposa e maior incentivadora Socorro e do meu filho Lorenzo que abre uma escadinha e põe em frente ao fogão para fazer ovos mexidos comigo. Pronto incentivo não falta mais!

Achei que seria meio pretensioso escrever somente receitas, até porque não tenho tantas receitas próprias e, repetir o que outras pessoas fizeram não é nada original.

Portanto este blog que inicia hoje vai falar sobre cozinha em várias frentes: restaurantes, ingredientes, cardápios, chefs, técnicas, filmes sobre cozinha, livros e também receitas.

Visitem, critiquem pois sem críticas não há aprimoramento, elogiem, pois sem elogio não há motivação, divulguem e Bom apetite!